Atualmente a aceleração via GPU (processador da placa de vídeo) é uma das mais importantes tendências na indústria de hardware, abrindo as portas para uma nova classe de softwares. A nova versão do Photoshop será uma das primeiras aplicações "mainstream" com suporte para aceleração via GPU.
Durante uma demonstração na sede da NVIDIA, em Santa Clara, foi possível ver uma versão preliminar da Adobe "Creative Suite Next" (ou CS4), que adiciona suporte para aceleração via GPU e física além do já existente suporte para múltiplos processadores.
O que você pode fazer com a aceleração via GPU no Photoshop? Durante a demonstração, o apresentador estava manipulando uma imagem de 2GB e 442 megapixels como se fosse uma imagem de 5 megapixels em um sistema Skulltrail de 8 núcleos.
As mudanças feitas através do zoom e de uma nova ferramenta de rotação eram aplicadas quase que instantaneamente. Outro recurso impressionante foi a importação de um modelo 3D no Photoshop, adicionando texto e textura em uma superfície 3D e fazendo com que essa superfície 3D fosse renderizada diretamente com os mapas de reflexão do modelo 3D.
Mais informações