GPS ajuda a combater crimes

É algo que parece até coisa de filme: policiais determinados seguindo seus suspeitos enquanto dirigem pela cidade, observando e esperando pelo seu próximo passo, sempre tomando cuidado para não perdê-lo de vista.

Mas agora, investigadores podem rastrear um criminoso em potencial sem nem ao menos deixarem suas mesas, graças ao Sistema de Posicionamento Global ou GPS. A tecnologia é fácil de usar e os dispositivos são difíceis de serem detectados.

Tudo que a polícia precisa fazer é conectar um receptor de GPS no carro do suspeito e assim é possível rastrear a localização exata do indivíduo em tempo real a partir de seus computadores.

"Eu acho que é um bom uso de recursos. Não coloca nenhum dos oficiais em perigo, o que é uma coisa boa", disse Mike Brooks, analista da CNN e ex-policial. "Você pode ficar na frente de um computador e descobrir exatamente onde o suspeito está".

Mas como os investigadores geralmente fazem esse rastreamento sem um mandado, defensores do direito à privacidade dizem que esta tática ameaça também pessoas inocentes.

"As autoridades tem o direito legítimo de tentar solucionar os crimes e rastrear suspeitos, desde que haja proteções para que inocentes não sejam monitorados de forma imprópria", disse Norman Reimer, diretor executivo da National Association of Criminal Defense Lawyers.