Embora os softwares de gerenciamento de energia já estejam disponíveis durante anos, claramente existe espaço para melhorias, particularmente com os preços da energia aumentando e consciência ambiental.
A start-up Verdiem lançou nesta semana um software chamado Edison, que torna fácil para as pessoas agendarem quando um PC entra em modo de baixo consumo de energia em casa ou no trabalho.
O CEO da Verdiem, Kevin Klustner, deve falar sobre o Edison e o consumo de energia nos PCs durante uma conferência com Robert Benard da Microsoft e Lorie Wigle da Intel e também presidente do consórcio Climate Savers.
O consumo dos PCs pode chegar até 10% da conta de luz em uma residência e pode emitir tanto dióxido de carbono quanto o carro de uma família. Mesmo quando a proteção de tela do PC é iniciada, a máquina ainda pode consumir entre 100 e 250 watts.
O software Edison não desliga completamente um computador, mas o coloca em um modo "suspenso" que utiliza menos energia. Os usuários podem agendar quando desligar o monitor e disco rígido antes de entrar no modo suspenso.
A ferramenta permite que os usuários definam configurações para casa e trabalho. Ele monitora quanta eletricidade você já economizou, além de exibir a redução nas emissões de dióxido de carbono e o valor em dólares economizado.
Estimativas podem variar muito, dependendo das taxas de eletricidade e do tipo do computador, mas a Verdiem informou que a economia média é de 410 kilowatts-hora por ano ou US$ 36,50.
Mais informações
Download do Edison