Novo WGA do XP é semelhante ao do Vista SP1

Originalmente, a não ser que o Windows Vista estivesse ativado corretamente, o sistema operacional entraria no chamado "modo de funcionalidade reduzida". Quando isto acontecia, a única coisa que o usuário podia fazer era acessar a Internet. Com as funcionalidades limitadas, o usuário poderia adquirir uma chave legítima online ou completar a ativação via Internet.

Com o lançamento do Service Pack 1, as coisas mudaram um pouco. Cópias do Windows Vista não ativadas corretamente não entrariam mais no "modo de funcionalidade reduzida", ao invés disso, o sistema removeria o papel de parede do usuário a cada 60 minutos. O sistema também exibiria mensagens de alerta na barra de tarefas afirmando que você poderia estar usando um aversão pirata do Windows.

Uma funcionalidade semelhante foi introduzida no Windows XP Professional com a nova atualização do Windows Genuine Advantage (WGA) disponibilizada pela Microsoft. A atualização faz com o Windows XP o mesmo que ocorre com o Windows Vista SP1.


Depois de atualizar para o novo WGA, usuários de cópias questionáveis do Windows XP Professional perceberão que o papel de parede foi substituído com um fundo preto. Os usuários pode restaurar seus papéis de parede, mas a cada 60 minutos ele será substituído novamente pelo fundo preto.

Além disso, os usuários também verão o que a Microsoft chama de ‘persistent desktop notification’ (PDN). O PDN adiciona uma marca d'água na área de trabalho com uma caixa de mensagem de alerta não interativa. Os usuários não podem clicar ou remover a mensagem.

A atualização será inicialmente lançada para o Windows XP Professional, já que a Microsoft afirma que esta versão do Windows XP é a mais pirateada. Em alguns meses pode ser que isto seja disponibilizado também para as versões Home Edition e Media Center.

Mais informações