YouTube bloqueia vídeos musicais no Reino Unido

O YouTube começou a bloquear o acesso a vídeos musicais no Reino Unido, citando termos de licenciamento proibitivos da PRS for Music, grupo que coleta taxas de licenciamento em nome das gravadoras.

A licença anterior do YouTube com a PRS for Music expirou e o site foi incapaz de chegar a um acordo com a PRS for Music sobre taxas mais apropriadas (ou seja, não muito altas).

"Nós valorizamos a criatividade dos músicos e compositores e temos trabalhado com os detentores dos direitos para podermos gerar uma boa receita online para eles e respeitar o copyright", disse Patrick Walker, do YouTube, no blog oficial. "Mas a PRS agora está pedindo para que paguemos muitas vezes mais por nossa licença do que antes".

"Os custos são simplesmente proibitivos para nós - sob os temos propostos pela PRS, nós perderíamos grandes quantidades de dinheiro com cada reprodução", disse Walker. "Além disso, a PRS não está disposta a nos dizer quais músicas estão incluídas na licença para que possamos identificar estes trabalhos no YouTube - isto é como pedir para uma pessoa comprar um CD sem saber quais músicas estão nele".

Mais informações